terça-feira, 12 de julho de 2011

Óleo que vira sabão: Consumo Sustentável

A Escola Municipal Campos do Amaral, representada pela sala do 4º ano, da professora Elenir Aparecida de Oliveira Novaes desenvolveu, durantes os meses de maio e junho, um projeto visando despertar o interesse das pessoas quanto ao descarte correto do óleo de cozinha usado.
O projeto denominado “Ética e Educação: caminho para a sustentabilidade” foi motivado pela curiosidade dos alunos em saber como o óleo usado pode ser transformado em sabão e que implicações essa prática contribui para a preservação do meio ambiente .
Assim, mobilizados por essas questões e com o apoio de Elainy Cristina dos Santos Lisboa – diretora da escola, várias atividades estão sendo realizadas. Dentre elas estão: reunião com os pais desta comunidade escolar para divulgação e busca de apoio a este projeto , pesquisas pelos alunos junto às suas famílias e vizinhos, confecção do sabão caseiro, baseado em receita fornecida pelos dos alunos, e, visitas a meios de comunicação local para mobilização do maior número possível de pessoas quanto ao cuidado com nosso meio ambiente. Para os alunos da escola, o projeto trouxe conhecimento e mudança de hábitos em seus lares quanto ao uso correto do óleo usado, nesse tempo e no futuro.
“Queremos mostrar ao mundo que nós podemos fazer a diferença'', conta o aluno Elias Benedito Ferreira. “Quando descobrimos que 1 litro de óleo polui 25 litros de água, decidimos que é tempo de mudar de atitude. Além disso, quando descartamos o óleo nas pias podemos causar entupimentos que geram transtornos em nossas casas e na cidade”, enfatizam os alunos.
Para a comunidade escolar, um projeto como este, mostra que o exercício da cidadania começa desde a mais tenra idade e são ações como esta que contribuirão para um mundo melhor. Não podemos esperar que outros façam alguma coisa, nós podemos agir localmente e dar o exemplo para as pessoas ao nosso redor.


0 comentários :

Postar um comentário