quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Educação para o Trânsito

Alunos da Educação de Jovens e Adultos fizeram redações sobre o tema "Trânsito em São Sebastião do Paraíso", nas aulas de Língua Portuguesa,professor João Paulo Silva






O alto índice de acidentes de trânsito é o que mais causa mortes em todo o Brasil, porque há muita imprudência por parte dos motoristas alcoolizados que andam em excesso de velocidade colocando em risco sua vida e a vida dos outros. Muitos am por homicídio culposo quando não há intenção de matar, mas se assumem o risco de matar sabendo que tal imprudência pode causar morte podem ser indiciados por homicídio doloso, quando há intenção de matar pois o motorista assumiu o risco.
Veículos são armas nas mãos de motoristas irresponsáveis, estatísticas comprovam isso! Cidades com um trânsito carregado, condutores sem paciência, estressados e sem atenção. Projetos já estão sendo criados para maior conscientização dos motoristas mas há muito o que ser feito. Capitais congestionadas que tiram qualquer um do sério, acidentes com sequelas pelo resto da vida, marcas que não se apagam mais.
Urge as autoridades fiscalizarem com maior rigor, criar multas mais pesadas, prisão para quem mata no trânsito quando sabe dos riscos das imprudências e mesmo assim as cometem (e sem fiança!) só assim a vida no trânsito melhorará.
Esperamos que nossos governantes criem leis mais rigorosas.
Ainda há tempo de tudo isso mudar!
Dilma Miguel Chagas 3º anual.

Eu ainda acho que a educação no trânsito deixa muito a desejar. É muito raro o dia que você assiste jornal e não vê o repórter anunciar um acidente. Motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres, todos devem prestar bastante atenção quando estão dirigindo.
Quando você vai atravessar a rua deve seguir na faixa de pedestre com atenção redobrada no semáforo, conferir se o sinal está aberto para passagem, haja vista o acúmulo de automóveis que circulam em nossas vias que aumentam o movimento e os riscos de acidentes. Quase já não há diferença entre as cidades grandes e as do interior.
Outra questão séria é a formação dos alunos dos centros de formação de condutores que não levam a sério o que aprenderam em suas aulas. Vemos muitos motoristas que não usam cinto, falam ao celular enquanto estão dirigindo e outras infrações.
Os condutores de veículos precisam se conscientizar e respeitar as sinalizações, os pedestres, não buzinar em áreas próximas a hospitais e também reduzir a velocidade perto das escolas onde circulam muitas crianças.
José Antônio Ramos. 4º período semestral



0 comentários :

Postar um comentário